Posted on Leave a comment

Como estudar Teologia do Corpo?

como estudar teologia do corpo

A Teologia do Corpo é verdadeiramente uma grande graça para os cristãos. A partir dela, podemos descobrir a verdade mais profunda a respeito da nossa existência. Neste post, daremos dicas práticas para você que deseja aprofundar-se na Teologia do Corpo de São João Paulo II.

O que é a teologia do corpo?

A Teologia do Corpo é, na verdade, uma série de catequeses ministradas pelo Papa João Paulo II durante as audiências gerais realizadas entre 1979 e 1984. O conteúdo dessas audiências estava sendo preparado há anos pelo até então cardeal Wojtyla.

A TdC consiste em reflexões profundamente teológicas e filosóficas sobre o ser humano. Ao contrário do que muitos pensam, a teologia do corpo não se resume em reflexões sobre sexualidade, embora grande parte seja dedicada a isso. Na verdade, na TdC, João Paulo II explicita seu pensamento antropológico.

Em complemento à filosofia tradicional que sempre encarou o ser humano sob o ponto de vista objetivo, JPII, a partir de seu personalismo (sob influência de grandes nomes, como Max Scheler), estuda o ser humano também a partir do subjetivo, ou seja, do ponto de vista do próprio homem sobre ele mesmo.

Por que estudar TdC?

Ao contrário do reducionismo presente em determinados círculos católicos, a TdC diz respeito a muito mais que sexualidade. Teologia do Corpo é sobre humanidade. É pura antropologia. Ao debruçar-se sobre a TdC, é possível descobrir as verdades mais profundas da nossa existência.

Para o cristão, no entanto, o maior benefício da Teologia do Corpo está na cooperação com o caminho de santidade. São João Paulo II consegue, de maneira maestral, ir além das regras objetivas, mas falar ao coração do cristão.

Deste modo, a vivência da lei deixa de ser um peso ou uma simples obrigação, e passa a ter um sentido. Isso é revolucionário especialmente para os jovens, que hoje já não suportam simples regras estabelecidas por uma autoridade, mas precisam de razões para vivê-las.

Além disso, a metodologia de João Paulo II é propositiva, ou seja, demonstra a beleza das Verdades sobre o homem e sobre a fé sem imposições, mas dialogando com o íntimo do coração dos católicos.

Se você já se decidiu pelos estudos da Teologia do Corpo, confira alguns meios:

Consuma conteúdos de apostolados

Existem dezenas, talvez centenas de apostolados dedicados ao ensino da Teologia do Corpo. A TdC Sorocaba, por exemplo, conta com diversas ações para propagação dos ensinamentos de São João Paulo II, como por exemplo:

Leia livros

Embora você possa conhecer a Teologia do Corpo por meio de vídeos, cursos e treinamentos, a melhor estratégia é buscar conhecê-la por meio da literatura. Os livros são a melhor maneira de aprofundamento intelectual, especialmente quando o assunto é a Teologia do Corpo.

Acesse a nossa loja e confira alguns dos livros introdutórios à Teologia do Corpo:

Comece pelas bases

Ir direto aos textos das catequeses proferidas por João Paulo II é um verdadeiro desafio. A linguagem filosófica e acadêmica pode dificultar a compreensão. Para entendê-las, portanto, é necessário recorrer às bases filosóficas e teológicas de Karol Wojtyla, sendo elas:

  • Personalismo filosófico;
  • Tomismo;
  • Fenomenologia;
  • Espiritualidade carmelita, especialmente São João da Cruz.

Entre em nosso canal do Telegram e receba conteúdos frequentes de Teologia do Corpo que irão te ajudar em sua jornada de estudos. Clique no link a seguir e acesse:

<<<ENTRAR NO CANAL>>>

Leave a Reply

Your email address will not be published.