Ao entrar em nosso grupo de WhatsApp, você poderá conferir as novidades da comunidade em tempo real.
Nosso coração é um trono onde Jesus quer reinar.
Nossa espiritualidade baseia-se em três pilares:
Para alcançar tudo isso, nos dedicamos a práticas espirituais como: Liturgia Diária (Lectio Divina), Leitura Bíblica Anual, Jejum e abstinência semanais, Leitura espiritual, Terço na madrugada, Oração Comunitária e Retiro Espiritual Individual (R.E.I.).
O primeiro grande sinal de um carisma é a atração. Não foi diferente com a Comunidade Trono de Davi. Antes da fundação, mesmo em outras experiências eclesiais, não era incomum pessoas recorrerem ao Mateus para buscar ajuda com questões relacionadas à sexualidade.
Essa necessidade pujante levou nosso fundador na busca por conhecimento sobre o assunto. A providência preparou uma formação em Teologia do Corpo em uma cidade vizinha. A princípio, não seria o Mateus a ir nesta que era uma formação promovida pelo Ministério Jovem da Renovação Carismática. No entanto, uma das pessoas que iriam desistiu, fazendo com que o Luiz – hoje membro da comunidade e na época coordenador arquidiocesano do Ministério Jovem – convidasse o Mateus para participar da formação.
O biógrafo de João Paulo II chamou a Teologia do Corpo de uma bomba relógio. E foi exatamente isso que aconteceu no coração do Mateus. Aquele conteúdo caiu como uma bomba, impulsionando-o a promover formações locais a respeito do assunto.
Nesse ínterim, as pessoas feridas continuavam a ser atraídas e o Espírito Santo começara a incomodar o coração do Mateus para que desse passos em direção à concretização do carisma. Em certa ocasião, indo para um evento em Aparecida, uma irmã querida, também fundadora de uma Nova Comunidade, liberou uma profecia que dizia justamente para que o Mateus desse passos em direção à Vontade de Deus.
No dia 08 de fevereiro de 2020, o Mateus reuniu um grupo de pessoas em sua casa. Todas aquelas pessoas traziam marcas profundas em sua sexualidade e, desde aquele primeiro encontro, o Espírito nos levou a encontrar respostas na Palavra de Deus. Deus queria nos curar e sarar.
Tivemos um segundo encontro e grandes eram os sinais: casais em nosso meio abrindo mão dos contraceptivos, laços sendo estreitados e personagens sendo revelados. Depois de muitas confirmações, o Mateus tomou a decisão de oficializar a comunidade, convidando algumas das pessoas que estavam caminhando para um compromisso verdadeiro.
A partir daí o carisma passou a ficar ainda mais evidente: não éramos apenas um grupo de pessoas que falavam sobre a sexualidade. Não, o propósito de Deus era muito maior que isso. Inspirados na Palavra de Deus, compreendemos que o nosso coração é um trono no qual Jesus quer se estabelecer como Rei.
Logo depois de nossas primeiras reuniões veio a pandemia. As igrejas estavam fechadas e nossos encontros migraram para o online. Líamos juntos um livro da Bíblia e partilhávamos aquilo que Deus nos inspirava. Foi um tempo precioso e, mais uma vez, a Escritura fez-se presente fortemente.
Conforme os impedimentos da pandemia iam diminuindo, passamos a sentir o desejo de uma proximidade física onde pudéssemos viver a fraternidade e também compartilhar nosso carisma. Foi aí que surgiu o Espaço Lolek: um dos membros passou diante de um prédio alugado na Avenida Afonso Vergueiro no centro de Sorocaba. Até então, este local era um bar LGBT.
Este membro compartilhou com o Mateus a informação de que aquele espaço estava disponível para locação. Imediatamente, iniciamos um tempo de oração para discernir se esta era a Vontade de Deus ou não. Depois de um período de oração, assinamos o contrato de locação no dia 13 de outubro, data do milagre do Sol de Fátima, aparição que tem ligações profundas com João Paulo II – nosso principal baluarte – e a Teologia do Corpo – nossa principal metodologia de atuação.
Depois da locação, o Espírito revelou-nos que Ele traria pessoas para a Comunidade que um dia tinham sido frequentadoras daquele bar LGBT. E a promessa se concretizou!
Muitos foram os sinais que Deus foi nos dando. A primeira missa celebrada no espaço foi exatamente 1 ano depois da assinatura do contrato de locação, no dia 13 outubro de 2021, cujo presidente foi o Arcebispo Dom Júlio, manifestando assim a perene busca por comunhão eclesial e a sempre acolhida por parte da Igreja.
Além disso, diversos foram os testemunhos de casais que se abriram à vida e engravidaram. Há, ainda, o testemunho de um irmão evangélico que esteve em contato com nossos conteúdos e aplicou a Teologia do Corpo em sua congregação protestante.
Ainda, no ano de 2021, todas as mulheres membros da comunidade engravidaram juntas! Um verdadeiro sinal do toque de Deus em nosso meio. Já em 2022, Deus começou a mover em nosso coração a necessidade de complementar nosso apostolado voltado para a vida. Não basta apenas gerar os filhos, é preciso educá-los e, por isso, sentimos de mudar a sede para um espaço maior, não apenas porque nossos encontros presenciais já exigiam mais espaço, como também para que futuramente tenhamos uma estrutura que comporte uma escola que eduque as crianças intelectualmente, mas também conduza-as para a fé a partir do carisma Trono de Davi.
E mais uma vez a providência deixou seus sinais: a mudança para o novo espaço deu-se no dia 12 de dezembro, memória litúrgica de N. Sra. de Guadalupe e data da morte de Monsenhor Jonas Abib, filho de Dom Bosco. Dom Bosco cuja grande missão foi a educação.
Nas Vésperas do Ofício Divino deste dia, o hino declarou “Uma pátria que una ao lar, templo e a escola”. Este é o nosso grande objetivo: ser uma comunidade onde família, vida espiritual e educação estejam unidos com um único propósito: devolver a Jesus o Trono dos corações.
Carregando…
0